O atendimento humanizado é diferente do chatbot e é uma questão bem fundamental nas marcas. A Inteligência Artificial nasceu e evoluiu a comunicação entre empresas com os clientes. Por mais que promovam uma interação amplamente mais rápida, nem sempre fazem jus à expectativa do usuário.

Se em algum momento você se dedicou na tentativa de explicar algo para uma máquina no chat de uma empresa, sabe do que estamos falando. Ao invés de conseguirem facilitar o processo de todo atendimento, muitas empresas falham bastante e só dificultam ainda mais a comunicação com os seus clientes.

Dentro de todo esse ponto entra uma pergunta interessante: qual o melhor meio de comunicação? Nessa disputa, vemos Chatbot vs. Live Chat, e cada uma das alternativas tem seus prós e contras inclusos.

Você sabe qual escolha você teria para atender os clientes do seu negócio? Vamos abordar sobre cada um deles e quais pontos avaliar para escolher a melhor opção de cada um.

chatbot

Bate-papo ao vivo é importante?

O bate-papo ao vivo ou em outros termos “live chat”, faz exatamente o que o nome falou: os usuários se conectam com os operadores, atendentes de suporte e também os representantes de vendas, tudo em tempo real. O mais incrível da ferramenta é que o atendimento sempre vai ter uma performance bem melhor e é amplamente mais bem-sucedido, uma vez que o problema do cliente é analisado com mais atenção.

Veja quais são as possíveis vantagens de usar o live chat em seu atendimento:

-Excelentes resultados com conversas complexas e bem detalhadas que precisam que seje mais elaboradas
-são encontradas soluções mais eficientes para os problemas apresentados pelo cliente
-o atendente consegue fazer multitarefas e isso melhora a perfomance de seus serviços e também da equipe
-os agentes conseguem responder com várias conversas simultaneamente sem parar
-os usuários podem ser encaminhados rapidamente para o setor específico que pode solucionar os atuais problemas

Por que usar chatbots?

No live chat, os atendentes atuam para fornecer soluções que focam nos problemas apresentados pelos clientes. Por outro lado, o chatbot utiliza da Inteligência Artificial para configurar frases capazes de melhorar a experiência do usuário.

Nem sempre tem necessidade de ter um ageent para ajudar o visitante. Muitas vezes a inteligência artificial consegue resolver as questões bem rapidamente, e essa automatização no atendimento possui ótimas vantagens — tanto financeiramente quanto em no ato de otimização de tempo.

Os chatbots podem ser utilizados também em aplicativos, aplicativos de conversas e também em websites. Sendo assim, veja como esse recurso irá ajudar com a experiência do usuário.

-as máquinas são mais eficazes para a resolução de consultas que são repetitivas
-os chatbots ficam ativados por 24 horas do dia, 7 dias por semana e sempre respondem as perguntas mais frequentes dos usuários
-não tem limites para a quantidade de atendimentos simultâneos, diferentemente do que acontece pelo live chat
-o custo-benefício é bem mais vantajoso, pois a máquina não irá ficar esgotada e trabalha direto
-os chatbots são escaláveis e erram menos, já que são projetados para funções específicas e apresentam uma maior precisão

Chat ao vivo vs chatbot: qual devo escolher?

Antes de tudo, é preciso compreender quais são os seus objetivos na aplicação desses chats. Esses canais de comunicação funcionam muito bem dependendo do que você quer efetuar — existe a possibilidade de aplicar os dois em conjunto, chatbot e live chat, em que cada um possui sua função no atendimento.

Portanto, observe bem na hora de selecionar qual ferramenta de atendimento se enquadra nas necessidades do seu negócio.

Tempo de resposta rápida

Os consumidores sempre querem tudo de forma mais imediata possível, isso é fato. Já basta as horríveis experiências passadas com atendimento via telemarketing, agora os clientes querem que seus problemas e questionamentos sejam respondidos de maneira mais rápida.

Além do mais, a satisfação do usuário é fundamental para o sucesso de uma marca. Sendo assim, o tempo de resposta no atendimento é um dos principaisfatores que fazem o usuário fechar a aba do seu website. Nesse sentido, o chatbot tem resposta praticamente instantânea e diminui sim o tempo da fila.

Já o bate-papo ao vivo depende totalmente da disponibilidade dos atuais atendentes, o que pode levar um pouco mais tempo para atender o usuário. Portanto, é preciso analisar e entender o que o seu cliente deseja para escolher a melhor ferramenta.

Ótimo custo

Toda empresa está sempre em busca de melhorias e evolução, porém também procura opções para reduzir os custos e aumentar a lucratividade em seu negócio. Referente ao chatbot, o recurso a programação da ferramenta e a estrutura que é necessária para o funcionamento.

O live chat envolve algo mais pessoal, treinamento em perfomance, custos salariais e toda sua infraestrutura — mas é fundamental para resolver problemas mais complexos rapidamente e evitar a desistência do usuário sob o produto. Por isso, coloque na balança sob qual das duas opções é mais interessante de acordo com as necessidades do seu público. E caso você esteja a procura de um ótimo chatbot ou livechat, pode conferir o Tidio, por la você consegue ter acesso a recursos excelentes de chatbot.

Precisão no atendimento

É muito ruim ao abrir o chat de atendimento e se deparar com um bot com péssimas funcionalidades e que não ajuda em absolutamente nada, não é? Na verdade, muitos deles parece que foram programados mais para testar a nossa paciência do que solucionar o caso.

Sendo assim, o live chat entrega soluções com mais precisão do que o chatbot. Mas o chatbot também consegue melhorar, desde que sejam utlizados tais recursos como Machine Learning (ML) e Natural Language Processing (NLP), pois eles “aprendem” em sua IA á processar consultas mais complexas dos clientes e solucionar problemas.

Desse modo, saiba compreender quais são as questões mais frequentes e veja como solucioná-las com o mínimo de intervenção humana. Sendo assim, será possível prestar um atendimento mais preciso e com custos mais baixos.

Gostou do nosso artigo? veja mais!