Há anos atrás leads era mais quando acontecia em eventos presenciais quando havia a troca de cartões de contato entre as pessoas, e até mesmo para fazer os negócios B2B. Após isso, houve a troca de e-mails e por aí em diante. Cada período está sendo marcado pelas mudanças de tecnologias na época.

Atualmente, felizmente temos muito mais recursos do que antes, como por exemplo as redes sociais como o instagram, entre outros, e isso serve bastante para criar networking com outras pessoas e até mesmo captar leads nesses eventos presenciais.

Leads

Construa landing pages

As landing pages são páginas de destino que de forma geral oferecem alguma motivação em troca de informações de contato do visitante. Dessa forma, são oferecidas então as seguintes vantagens para o usuário, como por exemplo um cupom de desconto, algum produto que seja gratuito e outros benefícios que sejam de total interesse desta pessoa.

Utilize dos totens espalhados

Ok, mas será que você consegue utilizar landing pages para captar esses leads em pleno evento? Essa é uma solução até que simples se parar para analisar, pois basta instalar totens espalhados pelo local para que os participantes do evento consigam preencher o formulário com seus dados.

Esses seguintes totens podem ter um computador ou tablet como ferramenta, para que os participantes insiram seus devidos dados. Sendo assim, automaticamente eles iram receber um e-mail de confirmação com outras instruções complementares para a próxima etapa.

Espalhe QR codes

Se a opção de espalhar totens com tablets e computadores parece financeiramente alta demais para a sua empresa, outra dica mais prática e barata, seria então a criação de QR codes. Essa então é uma das ferramentas que podem ser usadas com custo baixo e que tem ainda sim ótimos resultados, principalmente em eventos presenciais.

O QR code é basicamente um código de resposta bem rápida, em que o usuário aponta a sua câmera do celular e é redirecionado para algum endereço site online, esse endereço online no caso, seria a sua própria landing page de conversão.

Dessa forma, o participante consegue preencher seus dados no formulário, explorar a página do evento, conferir os horários e atrações, conteúdos disponíveis e muito mais que a página possa estar oferecendo.

Motive mais os novos leads

As trocas de favores possui papéis importantes no marketing digital. Você já deve ter conhecimento de que no funil de vendas existem algumas táticas para atrair mais visitantes e transformá-los em leads, como por exemplo oferecendo algum material gratuito (como e-books, alguns webinars, etc) e outros tipos exemplares de vantagens.

Ir até um evento presencial é algo de certa forma que exige custo financeiro. Então, é bom oferecer benefícios e é algo que serve como uma motivação para os participantes prosseguir com tal idéia. Uma forma de realizar isso é que no próprio evento você pode oferecer mais prêmios pela participação e inscrição na sua landing page, como:

cursos e aulas;
mentorias;
consultorias e ajudas;
brindes e mimos;
cupons de desconto, etc.

Sendo assim, o evento se torna uma relação de trocas de vantagem: você obtém mais leads e os seus novos leads ganham os benefícios que você ofereceu na landing page.

Usufrua da lista de visitantes

Só a lista de visitantes do evento já é uma incrível fonte de leads altamente qualificados para o seu plano. Se as pessoas estão indo em um evento, isso mostra bastante sobre seus próprios interesses, correto?

Aproveite muito bem disso e colete as informações nas fichas de inscrição dos visitantes. A partir disso, tenta enviar um primeiro email e descubra quais são os níveis de interesse desses leads, para depois é claro, adicioná-los em seus fluxos e meios de comunicação.

Prepare as ações após captar o contato

Não é para você esperar o evento acabar e só então tomar a atitude de começar a planejar os fluxos para os novos leads. O ideal é já deixar tudo em mente e bem preparado para que o contato seja altamente constante. Portanto, efetue uma sequência de e-mails que será redirecionada logo após a captação e nos dias seguintes com o decorrer do tempo.

É importante já se antecipar e fazer a divisão desses leads conforme seus interesses e estágio do funil de vendas. Dessa forna, você consegue enviar os conteúdos específicos para fazer a nutrição desses leads.

O que fazer pós evento?

Ofereça um evento com materiais qualificados e mantenha um diálogo envolvente com os participantes. O objetivo desta fase de pós-evento, é consolidar sua marca e fidelizar mais clientes. É dessa forma que será possível colher os resultados desejados.

Para você ter uma breve noção, segundo a fonte “State of Inbound Marketing”, da Hubspot, 79% dos leads não convertem vendas devido à falta de informação e nutrição. Empresas que costumam trabalhar seus leads gerados em eventos, geralmente geram 50% a mais oportunidades de negócios!

Retorno sobre investimento

O Retorno Sobre Investimento é uma das principais formas para avaliar e analisar qualquer tipo de ação. Dessa maneira, compreender os custos e lucros do evento ajuda a saber priorizar onde o orçamento será investido.

Nesse mesmo contexto, lembre-se que os leads capturados em um evento presencial, necessitam receber a mesma atenção daqueles gerados de forma online, só assim você poderá ter um retorno sobre investimento maior.

Engaje os leads gerados presencialmente

Muitas vezes o retorno sobre investimento não é tão positivo por causa da falta de nutrição desses leads. Essa é uma parte totalmente importante para construir relacionamentos e manter a sua base engajada até que seus leads estejam finalmente prontos para comprar.

Ferramenta de automação de marketing

A estratégia na fase pós-evento se torna mais eficaz com a ajuda de uma ferramenta que produza automação de marketing. Para engajar seus leads até que se tornem de fato os seus clientes, você planeja as ações por meio deste software, que otimiza esses diversos processos. Há diversas ferramentas e operadores na qual você possa estar pesquisando na internet para utilizar.

Não fique de fora disso, temos mais artigos que possam te ajudar a captar mais leads!