Primeiramente, o que é uma criação de conteúdo?
Criação de conteúdo são basicamente ideias cujo as mesmas são aplicadas em formato de materiais, como por exemplo, um livro, uma notícia, um vídeo tutorial, um vlog ou até mesmo uma aula ou música. Geralmente, essas criações de conteúdo provêm de ideias que nascem de inspirações, criatividade e inovações de uma ou mais pessoas, que vem a ser útil para o material didático, entretenimento ou lazer da sociedade.
Porém onde mais se aplicam essas ideias em conjunto, é no cotidiano de quem trabalha em empresas, principalmente na hora de planejamento para as metas é que são criados os conteúdos que fará com que a empresa tenha sucesso em seu respectivo produto/trabalho.
Já durante a criação de conteúdo digital não é diferente, a diferença é que com a tecnologia que tivemos com o passar do tempo, agora temos a oportunidade de poder estar transformando do físico para o digital, como por exemplo, Revista em blog, clipe de música em videoclipe no youtube, tudo isso por conta da maravilhosa internet. E também não podemos esquecer que hoje já se aplica a possibilidade de fazer vendas online também, entre outras coisas.
Como produzir um conteúdo?
Sabendo-se que o conteúdo nasce das idéias, então para realizar a criação de conteúdo é desejável que o criador esteja inspirado para fluir e desenvolver sua criatividade para montar o conteúdo. E para isso há muitas dicas básicas que podem ser totalmente úteis, muitas das dicas encontramos no nosso cotidiano, sempre será bom que o criador esteja lendo, assistindo e observando tudo e a todos a seu redor, assim consequentemente sua mente terá mais ideias provavelmente para o que ele produz.
Sendo assim, quanto mais elementos uma pessoa consumir, mais terá chances de produzir um conteúdo completo e rico de informações que o público possa consumir, é dessa forma por exemplo que os jornalistas trabalham, eles sempre buscam ver o que está em alta para produzir a matéria.
Criação de conteúdo digital
Seguindo o exemplo dos jornalistas citado anteriormente, o criador durante a criação de conteúdo digital também não fica de fora quando o assunto é estimular a criatividade, pelo contrário, ele terá que buscar a inovar mais ainda por conta do público internauta que não para de criar ideias novas, sendo assim, aqui vai umas dicas bacanas para quem for exercer criação de conteúdo digital como profissão:
Autenticidade
Apesar de várias ideias para escolher para o conteúdo, será bacana que o criador escolha uma identidade própria para seus conteúdos (sejam esses como vídeos, produtos ou artigos), pois é melhor focar onde você tem mais conhecimento para que tenha um resultado excelente. Então escolha um conteúdo para focar, busque mais conhecimento a respeito e jamais faça plágios de outros conteúdos e concorrências (apenas os observe, isso pelo menos não é trapaça)
Frases e algoritmos
Essa dica é direcionada principalmente para quem trabalha com vlogs e vídeos no youtube (entre outras plataformas) mas também são elementos úteis e fundamentais para outras funções de criação de conteúdo digital. Sempre busque utilizar o algoritmo a seu favor, invista em frases chamativas, títulos um pouco polêmicos em vídeos e artigos, isso fará com que seu conteúdo tenha mais visualizações e consequentemente isso trará mais sucesso ao seu trabalho. E não se esqueça, da mesma forma que isso pode te ajudar, dependendo das frases ou palavras que você escrever, o algoritmo pode entender como algo abusivo e errado (evite palavras que não estão dentro do Family friend).
Divulgação
Antigamente eram se feitos divulgação apenas por panfletos, anúncios em jornais e televisões, mas felizmente essa realidade mudou-se com a tecnologia que temos hoje. Você pode estar divulgando o seu produto diretamente pelas mídia como redes sociais e plataformas de vídeo como YouTube e até mesmo a Twitch, e se quiser investir mais ainda, você pode pagar para alguma empresa ou pessoa influente divulgar o seu trabalho, então não perca oportunidade ao fazer as divulgações do seu trabalho digital.
Utilize também o Instagram e Facebook, pois as pessoas usam muito essas redes sociais, você pode pagar uma taxa pela plataforma para eles aumentarem a visualização do seu produto no feed dos usuários, gerando assim mais atração e venda do seu produto.
Lives
E por falar em divulgação, essa não podia faltar, as lives estão fazendo dominando as plataformas de vídeo e as redes sociais, muitas empresas usam disso para suas palestras públicas, isso gera muitas visualizações e consequentemente seu conteúdo digital ficará cada vez mais visível ao público, e também as pessoas começaram a conhecer cada vez mais o seu trabalho. Utilize das lives após já ter um público levemente considerável, assim eles mesmo começaram a recomendar sua live para outros conhecidos e assim sucessivamente.
Jamais utilize conteúdo fake
Não estamos aqui para fazer apologias a mentiras, portanto não recomendamos de modo algum que vocês utilizem de todo esse poder digital para divulgar mentiras, dependendo da circunstância pode até ser crime e só prejudicará o próximo, sendo assim, é nossa responsabilidade ter noção do que estamos postando.
Agora que você ja leu sobre criação de conteúdo digital, que tal ler sobre Conteúdo quente e frio ?