Para podermos explicar o que é web marketing, primeiro vamos falar uma breve história de como tudo isso surgiu. Por volta da década dos anos 80, a internet começou a evoluir mais e ficar cada vez mais popular, sendo assim, a sua utilidade serviu para mais funções. A cada dia que se passa, a internet está sendo mais usada para comércios e negócios, e é nesse meio tempo que o web marketing acaba entrando, começando a se desenvolver cada vez mais devido a sua grande interatividade prática. Dessa forma, acaba sendo mais fácil para fazer merchandising de sua marca ou produto.
É claro que apesar de toda essa ferramenta útil, o planejamento e a estratégia ainda permanecem como a principal maneira para se ter resultados. Conforme foi se aprimorando, e aos poucos foi melhorando a estrutura do web marketing.

O que sabemos, é que o web marketing nasceu primeiro que o que conhecemos hoje como “Marketing digital”. Dessa maneira, pensando a fundo em idéias e estratégias, utilizam-se de instrumentos de comunicação que a internet oferece. O seu grande objetivo, é promover e fazer divulgação de produtos, serviços de qualidade, personalidades e entre outras inúmeras coisas que podem ser vendidas pela internet.
Apesar de parecer bem familiar, web marketing não está totalmente assemelhado ao marketing digital, pois há um detalhe que faz com que a diferença seja nítida; os canais utilizados.
Pode-se dizer que, de certa forma, o web marketing faz parte do marketing digital, porém não é exatamente a mesma coisa. Web marketing utiliza mais das ferramentas da internet, como por exemplo e mails-marketings, otimização de sites, entre outras maneiras. Enquanto que o marketing digital geralmente investe ações em diversos canais, incluindo até mesmo a TV digital e outros meios digitais.
Pode ser também chamado de e-marketing, marketing na web ou marketing na internet, as ações podem ser categorizadas como “receptivas” ou “ativas”. A famosa abreviação conhecida no mundo todo como WWW (World Wide Web) se refere à navegação por uma interface multimídia. Existem infinitas possibilidades quando você acessa o sistema, como por exemplo:
- Páginas;
- imagens;
- vídeos;
- textos;
- áudios e músicas;
- links;
- formulários e muito mais.
Portanto, web marketing está mais conceituado com os tipos de usufruir da internet, que podem ser pelos smartphones, laptops e computadores ou até mesmo demais modelos que também são dispositivos digitais.
Estratégia web marketing: Como fazer?
Há inúmeras formas de colocar em prática as comunicações digitais ao utilizar do web marketing. Uma das estratégias é basicamente aprimorar o seu site para ter um destaque mais relevante, melhorar o posicionamento e criar anúncios que ajudem a promover sua marca. Vimos então que essas ações podem complementar o marketing digital.
A comunicação tornou- se mais fácil no decorrer dos anos, ficando cada vez mais eficiente a nível global, isso tudo graças à nossa querida internet. Fato é que, as empresas já não têm mais tanto poder quanto antigamente, porque os clientes já não consomem mais produtos de forma passiva. O que gera isso tudo, é a interatividade pela internet que foi se destacando mais, dando voz ao público todo da web.
Com o público ganhando espaço de voz na web, as empresas são praticamente obrigadas a utilizar de ferramentas certas de comunicação, isso se quiserem continuar mantendo uma ótima comunicação com seus clientes. Portanto, não deixe de observar se está faltando algo em sua estratégia no web marketing.
Redes sociais
Estar por dentro das redes sociais é a melhor escolha para você que navega na internet, não fique por fora. As mídias sociais além de ultrapassar fronteiras, também vão ser uma das melhores ferramentas que você vai ter durante a trajetória do marketing.
É bem provável que você já quis saber algo sobre uma empresa e então decidiu pesquisar informações a respeito, utilizando das páginas que tem nas redes sociais, não é? Criar páginas e elaborar conteúdos faz com que a sua marca tenha mais destaque, evolui a conexão que tem com os clientes e consequentemente se promove cada vez mais.
E o mais interessante é que as redes sociais são de investimento baixo mas que geram bons retornos. Se você observar bem, vai perceber que o que facilita a compra pelos usuários, são as plataformas que estão investindo cada vez mais em shoppings dentro das redes. É uma ótima oportunidade para você que quer crescer nas vendas.
Email Marketing
Alguma vez você já pensou em ter uma ferramenta de comunicação direta com o inbox dos seus clientes? Pois é, imagina então um robô enviar automaticamente as mensagens sempre que você programar, fora que o custo disso é totalmente beneficente e com ótimo retorno sobre investimento.
Nos primórdios da internet, o email já existia, e eram assim as primeiras formas de comunicação pela internet antigamente. Embora já se tenham passado décadas desde a criação do email, essa ferramenta é utilizada até nos dias atuais pelas empresas, e continua sendo de uso indispensável, é praticamente obrigatório você possuir um email próprio, com certeza irá te ajudar no web marketing.
A maioria das empresas utiliza da automação de emails para enviar ofertas a seu público, para datas comemorativas, promoções, avisos, ofertas. Portanto, o uso do email marketing é essencial e se você puder investir nisso, não se arrependerá.
Aprimoração SEO
Não tem como falar de web marketing, sem mencionar o SEO, que é braço direito do web marketing, e tem uma função de extrema importância no conteúdo. Basicamente as funções do SEO é fazer com que o site fique mais indexado nos mecanismos de busca da web (google, yahoo). Sendo assim, quando fizerem busca com palavras relacionadas a seu post, o seu conteúdo estará no topo, gerando assim mais visualizações.
Para isso, é necessário que o conteúdo do seu post esteja de acordo com os requisitos que o SEO exige. Isso inclui palavras chaves, número mínimo de caracteres, foto de acordo com o conteúdo, entre outros. Quanto mais otimizado seu site estiver, mais chances de ficar recomendado no topo de pesquisa ele vai ser.
Portanto, se você quer que o seu conteúdo fique cada vez mais relevante, jamais se esqueça do poder dos SEO’s, pois com a utilização dele, você terá um conteúdo mais popular e famoso.
Anúncios
Mesmo que você já otimize o bastante seu site usando as técnicas do SEO, ainda existe a opção para prosperar mais o seu conteúdo com a criação de anúncios. E como dito em frases anteriores, toda ferramenta útil que você puder investir, não pense dias e vá em frente para que você tenha ótimos resultados com web marketing.
Com a utilização de campanhas de anúncios, você irá conseguir mais resultados, principalmente nas visitas ao seu website e conteúdo, seus posts serão vistos por mais pessoas e provavelmente terá um valor maior conforme vai aumentando as visualizações.
Vantagens do web marketing
Desde as empresas de porte menor até as de grande porte, o web marketing tem gerado bastante benefício, valorizando as empresas que ainda estão no começo e ainda não tenham conhecimento suficiente para lidar no mercado. Domine o espaço online para que você tenha um bom início para planejar sua estratégia.
Veja algumas das vantagens a seguir:
- Melhora a comunicação com o público
- Ganha mais feedbacks positivos dos clientes
- Resultados totalmente com destaque
- Compreende melhor o público
- Aumenta a fama da sua marca
- Destaca as vantagens do produto
- Aumenta a fidelidade com o cliente
- Ganhar respeito no mercado do seu ramo
Portanto, é fundamental que você implemente o web marketing no seu negócio, pois assim, além de você ganhar mais conhecimento, seus produtos chegarão a outro patamar, fazendo com que mais clientes apareçam no decorrer das vendas.
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