Mas o que é conteúdo, afinal? 

Primeiramente vamos relembrar o que é conteúdo, como dito em outros posts, conteúdo é um conjunto de ideias que são colocadas em práticas, seja fisicamente ou digital, em formatos de livros, E-books, materiais em geral e temas de lazer e cultura. Resumidamente é o que consumimos todos os dias mas nem percebemos, estando presente nas escolas de forma didática, e entretenimento nas televisões e toda mídia. Fique por dentro do que é um conteúdo e potencial disso, aprenda mais a respeito, pois vai ser essencial para qualquer conhecimento seu. 

Conteudo

Conteúdos quentes 

Conteúdos quentes são os que giram em torno de assuntos que estão muito citados no momento, algo mais voltado a tópicos do momento, cujo são pautas mais “concorridas” entre as grande mídias e o público para se falar, afinal, todo mundo quer conversar a respeito do que está “fresco” na mídia. 

A dica para produzir os que são quentes está na criatividade, por isso é importante que você estimule sua criatividade ao ler artigos, assistir vídeos e até mesmo ouvir músicas, pois isso fará com que você fique com a mente mais “cobiçada” para fluir ideias e colocá-las em prática como conteúdo. 

Principais características: 

Conteúdo inédito 

São buscados mais informações inéditas para esse tópico, algo que a grande mídia possa divulgar como algo único e exclusivo e que acabou de “ sair do forno”. Antes do conteúdo em si ir para o ar, é analisado muito a fundo antes para verificar se tudo procede como padrão planejado. 

Temas e tópicos impactantes

Abuse de utilizar das notícias e informações mais chamativas possíveis, mesmo que seja um assunto recorrente e repetitivo muitas das vezes, mas tente investir em frases que impactam no leitor ou ouvinte, fazendo com que o mesmo comece a se interessar pelo tópico cada vez mais. 

Praticidade e Dinâmica

Os que são quente também deve ter como fator a sua prática de ser consumido de maneira mais rápida. E que seja de forma bem direta e resumida mas que nunca perca a qualidade de ter as suas informações impactantes. Uma das melhores sugestões, é utilizar de fotos, vídeos ou links para que se crie um embasamento durante o material. 

Conteúdos frios

Diferente dos que são quente, nesse aqui as notícias e tópicos não tem um prazo de validade exato, e essa é uma das principais características. Pode ser publicado a qualquer dia, qualquer horário e qualquer época que sempre seja discutido como se fosse um assunto da atualidade, e mesmo com o decorrer do tempo, isso não perde valor e ainda voltará a ser discutido novamente. 

Ao contrário do que muitos pensam, as pautas de um material frio pode ser sim relevante, fazendo parte de uma estratégia cujo demanda estudo e um direcionamento específico. É um conteúdo para aliviar e tirar a pressão na hora de planejar novos tópicos e assuntos, sendo assim, é possível produzir um tema de qualidade que não exija publicação imediata, fazendo com que o assunto seja cada vez mais aprofundado e discutido de forma suave, e principalmente contínuo. 

Tópicos que podem gerar conteúdos frios

Eventos e Palestras 

Seja em eventos como feiras, exposições ou até mesmo sobre coaching, é utilizado bastante dos assuntos e tópicos de conteúdos frios. Nesses eventos geralmente vai bastante Bloggers e até mesmo influencers para se aprofundar no assunto. 

Entrevistas e Podcasts com famosos/influencers

Com uma enorme variedade de plataformas de mídia para se usar (como por exemplo o youtube), as entrevistas e podcasts podem ser produzidas com grande qualidade em qualquer uma, gerando assuntos comoventes a nível de se tornar conteúdo frio. Fazendo com que enriqueça de informações e consequentemente trazendo bastante acesso e visualizações. 

Discussões e Debates saudáveis 

Há muitas pautas que podem ser consideradas como conteúdo frio, sendo assim, pode trazer bastante conversas e ideias para se debater a respeito, concordando ou discordando de forma amigável. Utilizando-se de estatísticas e fontes confiáveis para tal debate, vai fazer com que a conversa dure por longos minutos ou até mesmo horas, e quem sabe pode ser um tópico que dure semanas pela web. 

Conclusão 

Ambos conteúdos são ótimos, não existe fórmula milagrosa para que o conteúdo fique 100% correto, mas se você utilizar de informações concretas, e acima de tudo que não sejam fakes, logo você já estará no melhor caminho para fazer um conteúdo de qualidade.