Os testes A/B poderiam fazer vínculo com a rotina de todos os exercentes de marketing, sem desculpas. A testagem é um processo super importante e mostra de forma bem explicativa do que o seu público gosta, apontando para você o que funciona e o que não funciona.
Isto é uma das maiores vantagens para quem trabalha com marketing digital. A opção de testar e verificar os resultados de suas alterativas mostram o que é mais eficiente, mas também o que necessita de uma melhoria. Dessa forma, a elaboração de testes A/B para analisar entre duas variáveis, consegue poupar tempo e otimizar as suas estratégias.
O que é o teste A/B e qual sua função?
O teste A/B é um tipo de opção hipotética que tem como função fazer comparações entre duas possibilidades. Entretanto, você consegue analisar qual das duas possibilidades obteve o melhor resultado, ou seja, qual opção foi mais eficiente e conquistou mais os usuários.
Pelos testes, é possível otimizar as conversões e aperfeiçoar diversas variações dentro da sua estratégia ao planejar. Isso acontece, pois os experimentos são bem variados e você os aplica eles em call to actions, assuntos relacionados a e-mail marketing e inúmeras outras possibilidades.
Em vez de você ficar perdendo tempo supondo sobre o que seria melhor e traria melhores resultados, os testes A/B fará tudo isso, para que você coloque na prática um experimento utilizando 2 opções. Sendo assim, o objetivo é escolher qual das duas opções se sobrepôs melhor em prática.
O que é realmente possível testar?
Talvez você já viu algo sobre testes A/B no email marketing, mas tenha em mente que as oportunidades são muito mais amplas do que você imagina.
De toda forma, esse tipo de teste é colocado para analisar a performance, e isso pode ser observado por meio da quantidade de cliques, por exemplo. Nessa maneira, os experimentos indicam o que é mais relevante. Assim, veja o que mais pode ser testado, além dos que já são mais conhecidos em testes de email marketing:
- títulos;
- Subtítulos;
- fotos;
- call to action;
- URL/slug;
- land page da página;
- notificações;
- pop-ups e cookies;
- formulários;
- elementos visuais;
- Inúmeras informações;
- horário de envio dos conteúdos;
- dias de envio dos conteúdos;
- informações exibidas, etc.
Essas ainda são as poucas opções perto de tudo que ainda pode ser testado com essas variações. Os testes A/B tem como iniciativa otimizar a conversão, o engajamento do público-alvo e também para ver outras campanhas e opções de marketing.
Por que você deve fazer testes A/B?
A melhor forma para se ter resultados positivos com o teste A/B é fazer disso tudo parte da sua rotina. As tentativas constantes de testagens é fundamental para ter sempre recomendações e alterar o desempenho de suas ações.
Se algo não vai bem como deveria e as métricas não estão indo como as expectativas. A ideia então seria realizar o teste para analisar o que pode estar precisando de alterações e, então, aplicar os testes para aprender as opções que têm maior impacto no público-alvo.
Como obter bons resultados?
Na hora de colocar em prática os testes A/B costumam gerar bastante perguntas e dúvidas. No entanto, essas técnicas são bem comuns e estão por trás de planejações bem-sucedidas, afinal é necessário identificar o que irá garantir a melhor performance.
Caso você ainda não saiba por onde começar, veja a seguir esse passo a passo para fazer testes A/B e obter resultados eficientes:
Escolha bem uma ferramenta
Existem bastante ferramentas que possibilitam a execução de testes A/B, você só tem que procurar a que melhor se enquadre em suas demandas. Os softwares especiais para automação costumam ter a opção de fazer testagens e experimentos, dentre eles o próprio Google Analytics, Optimizely e também o Dinamize Automotion.
Garanta uma boa estatística
Após selecionar uma plataforma, você tem que ter um parâmetro e estimar a quantidade de pessoas que será super importante para que o seu teste tenha significância estatística. Sendo assim, você consegue identificar quantas usuários devem clicar nas variáveis até acabar o teste.
Crie opções interessantes para sua persona
Não é qualquer tipo de opção que irá gerar interesse para a sua persona. É por isso que o teste A/B deve usar funções que sejam atrativos e que sejam relacionados ao perfil do usuário. Essa é uma dica bem básica para que os testes sejam realmente eficientes.
Além disso, você também deve estimar uma métrica para acompanhar os resultados.
Aplique o teste A/B em prática
É fundamental que o teste seja analisado de forma prática e que o resultado passe confiança. Os dados não mentem em nada, pois então a partir do momento que o teste começar, você começa a ter uma noção das preferências e gostos do seu público.
Analise os resultados do experimento
Depois de rodar o experimento e absolver os dados, não deixe de verificar qual das opções teve o melhor resultado. Essa é uma das partes mais fundamentais e que mostra de forma clara o que é mais atraente e efetivo para utilizar nas próximas ações e campanhas.
Como aperfeiçoar a estratégia para mais resultados
Como você deve ter notado nesse passo a passo, o teste A/B segue alguns processos. Dessa forma, ele não acaba quando você analisa os resultados, na verdade, os testes devem ser utilizados sem parar, pois isso abrange ainda mais os seus conhecimentos sobre a sua persona.
Por exemplo, se você percebe que o público prefere uma landing page com fotos e menos texto escrito, na próxima vez você pode fazer o teste utilizando dois tipos de fotos diferentes. Sendo assim, é possível aprender dessa forma, qual dessas opções gera mais conversões.
A realização dos experimentos possibilita que você poupe mais seu tempo e dinheiro em ações que não terão resultados tão eficientes, até porque não vai ser tão interessantes para o seu público-alvo. Nesse sentido, aprender informações mais aprofundadas é a jogada da vez nos testes A/B.
Sendo assim, tente manter todos os testes A/B registrados na sua plataforma de automação e organize o máximo possível de todos os dados coletados. Dessa forma, você vê o que já evoluiu nesse meio tempo e também terá insights para continuar otimizando.
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