A importância do visual storytelling aponta que apesar de ensinarem para nós desde criança que boa parte da nossa comunicação é só em base verbal, explica-se que 93% da comunicação é não verbal, ou seja, as marcas utilizam de outras formas para se comunicar.
As marcas que foram criadas no decorrer do tempo, sempre tiveram destaque ao criar uma conexão mais profunda com o público, com utilização do branding. É com tantos conteúdos que consumimos no cotidiano e múltiplas informações digeridas, que acaba sendo essencial a criação de narrativas que chamem a atenção total do usuário.
Visual storytelling é nada mais, nada menos que criar uma forma de se comunicar com o público, contar histórias e estabelecer um relacionamento com o seu público.
Com este post você poderá aprender os conceitos de visual storytelling, a sua importância e como conseguir colocá-la em prática estrategicamente.
O que de fato é Visual Storytelling?
Se o termo “storytelling” fala sobre criar uma comunicação em meio a narrativas por escritas, o visual storytelling então é comunicado através de maneiras visuais.
Ou seja, visual storytelling é uma prática de contar narrativas através de fotos ou outros métodos visuais, pode ser também uma comunicação por meio de imagens. É possível que as marcas consigam ser diretos e objetivos ao passarem suas mensagens através das imagens, no intuito de aumentar seu público e audiência.
Como toda narrativa de qualquer outra história, é necessário que você crie um contexto para o público. Isso é, apresentar os personagens envolvidos da narrativa, onde que está acontecendo, e o que de fato está acontecendo.
Portanto, o visual storytelling é uma narrativa de história que se utiliza de principais mídias visuais, tais como imagens, vídeos, ilustrações, fotografias. Pode ser também que seu conteúdo contenha outras coisas, como por exemplo áudios, músicas, sons e gráficos.
Por que o visual storytelling é tão importante?
O termo visual storytelling em si, é bem mais moderno e novo do que pensam, além de que vem conquistando mais espaço no mercado entre as marcas, mostrando que sua importância é grande para envolver o espectador com as suas histórias. Pode-se considerar estrategicamente que mexe mais com o emocional de seu público ao transmitir as mensagens. Não é à toa que esse método de visual storytelling é utilizado para criar um vínculo mais aprofundado com seu cliente.
O seu grande segredo está por trás de passar uma grande empatia ao consumidor. No momento em que o público se sente identificado com a sua marca, grande parte do processo de conquistar o cliente já foi sucedido. No entanto, é importante que suas narrativas sejam contadas da maneira mais natural possível, tendo a sua própria identidade e estilo no desenrolar do conteúdo. Separamos uns tópicos que geralmente são utilizados para isso:
- Objetos com peças e significados que possam facilitar a ideia de comunicação
- Para que o grande público entenda, são utilizados referências populares e culturais nas comunicações
- Personagens carismáticos que são adaptáveis ao público e também suas narrativas históricas
- Imagens visuais com duplo sentido que ajudem a traduzir idéias mais complexas para o público
Melhore o engajamento da sua narrativa visual
Desde os primórdios da humanidade, a narrativa faz parte da história de comunicação, seja por desenhos, sinais ou gestos. Eram por meio de falas que os conhecimentos eram passados, assim como fatos, momentos hilários e diversos acontecimentos.
É por isso tudo que temos o conhecimento de que as narrativas têm o poder de engajar o seu público e conquistá-los, com sua atenção totalmente vidrada. Observe as dicas a seguir para ter mais informações a respeito de narrativas visuais.
1- Mantenha a personalidade do seu público
Toda estrutura de marketing sempre será voltada para o conceito de personalidade, e isso não seria nada diferente quando o assunto é criação de narrativas visuais.
Embora seja bem interessante em tentar incluir vários métodos visuais diversificados, o mais importante é não perder a essência principal da história, que já estava engajada na expectativa do seu público. Caso seu planejamento já esteja direcionado para as expectativas e necessidades do seu cliente, isso fará com que mais resultados positivos venha com o tempo.
2- Utilize muito bem dos elementos visuais interativos
O uso da capacidade dos elementos visuais interativos fará com que todos que olharem, se sintam atraídos. Pense naquele comercial que o youtube mostra na tela do seu smartphone, que faz com que você pare de prestar atenção no vídeo atual só para olhar aquele anúncio mais de perto. Além de ter esse choque de impacto, o espectador compra a ideia de que o produto que ele viu no anúncio será totalmente útil para ele, consequentemente adquirindo aquilo.
É nítido que o poder dos elementos visuais são capazes de atrair mais o público, isso é, o prospect que só precisa de mais de um pouco de informações para ser convertido. No entanto, tenha muita cautela ao utilizar disso, pois a peça e personalidade principal ainda deve ser conservada para que não perca seu propósito.
3- Não fique com medo das estatísticas
Compartilhe o uso de estatísticas e dados, pois eles sempre serão uma boa opção para incrementar seus recursos visuais. Podendo gerar até mais credibilidade com seu conteúdo, os números e dados acabam sendo muito chamativos para a atenção do espectador. Portanto, não descarte a ideia de colocar tabelas, fluxogramas, gráficos que podem ajudar a narrativa ficar mais dinâmica.
4- Mostre mais, fale menos
Não fique na base do storytelling, que seria utilizar mais a contação de histórias, pelo fato de que nem sempre as palavras serão o centro da narrativa. Isto é, use mais das comunicações visuais por meio de imagens para passar as mensagens ao público, fazendo com que fotos e textos sejam um belo conjunto para transmitir o melhor do elemento visual.
5 – Especialize em conteúdos web
Assim como muitas empresas acreditam, é possível utilizar mais tempo web do que em outros locais dependendo do ambiente. Pois é, muitos usuários passam muito tempo do seu dia olhando para tela do smartphone do que em qualquer outro lugar. Mas isso nem sempre é dessa forma, pois pode ser diferente em certos ambientes.
O conteúdo da web vai ser diferente do que os “fora da tela” que vemos no dia a dia, nesse aqui você pode investir mais em banners digitais, vídeos, imagens e coisas focadas inteiramente para experiência do público internauta.
6 – Construe bem seu conteúdo visual
Geralmente, assim que ideia vem em mente que temos inspiração forte para criar os conteúdos, e é assim que finalmente são colocadas em prática para o uso, no caso do visual storytelling, é necessário que tenha uma equipe de escritores e designers para que o conteúdo visual seja feito com uma narrativa coesa.
Por isso é fundamental que o texto e a imagem estejam lado a lado funcionando, para que o visual storytelling seja mais efetivo, portanto, nada melhor que uma boa estratégia para planejar a melhor narrativa da história!
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