Vendas online é muito mais do que vender produtos que estejam com produtos com qualidade excelente ou custo benefício no mercado. Caso você não saiba lidar com o posicionamento que não seja presencial, pode ser que o engajamento da sua marca fique bem restrito, e consequentemente o lucro será bem menor do que o que poderia ser com o ambiente online.
Com a utilização dos meios digitais, vai fazer com que tenha grande diferença na vida de milhares de usuários, clientes e o todo o público consumidor de sua marca. Por esses motivos, vamos explicar aqui as 5 dicas que irão te ajudar a aumentar as vendas onlines de forma verdadeira e crua, para criar um relacionamento fiel com seu público e obter os melhores resultados possíveis nas vendas online.
Portanto, não esqueça de anotar as seguintes dicas a seguir:
1 – Crie um site de vendas online apresentável
É como sempre dizem, a primeira impressão é a que importa, e isso ná diferente em um site de vendas online. Mesmo com todo esse toque clichê e exigente, o que você precisa fazer é montar um site de vendas online que esteja com a homepage bonita e atrativa, como um ótimo “cartão de visita”, fazendo isso você conseguirá ter mais credibilidade e reconhecimento no mercado. Além de tudo, a forma como você escreve o título dos seus posts será a cereja do bolo para atrair mais espectadores, gerando mais acessos e visibilidade ao seu site de vendas online.
No cotidiano que vivemos hoje, estamos cada vez mais se comunicando através de emails e principalmente os aplicativos que temos no smartphones, ou seja, está sendo cada vez mais necessário que o seu site tenha uma ótima conectividade adaptável com a atualidade.
E em primeiro lugar, que seja um conteúdo fácil de se ler e entender, com etapas simples e bem definidas, para que o usuário tenha uma ótima experiência ao consumir. Do que adianta ter um manual se os usuários não vão saber utilizar? A mesma lógica pode se aplicar com o seu site, ele precisa ter um fácil acesso.
Portanto, para que o usuário tenha uma ótima experiência ao acessar seu conteúdos, será necessário que você utilize das seguintes informações:
- Seja objetivo e poste as informações mais relevantes possíveis
- Produza um ótimo design visual do site de vendas online
- Tente evitar o uso exagerado de pop-ups
- Coloque ofertas chamativas e atraentes para os clientes
- Cupons e promoções não serão dispensáveis
2 – Para um bom engajamento, invista bem nas mídias sociais
Produzir um excelente conteúdo vai muito além do que apenas criar posts diários e semanais em suas redes sociais como o instagram ou site de vendas online. Para dizer a verdade, basicamente é entender bem o que o seu cliente busca e tratar dessa parte de questões de objetivos de compra do seu público.
Uma estratégia que é super eficaz para mostrar os maiores valores da sua marca, se baseia na produção do próprio conteúdo, com isso você pode não apenas falar do produto mas também apresentar as melhores soluções e resultados que a sua marca tem a oferecer para o público. Trazendo o significado e propósito da necessidade de que sua empresa acompanhe junto o mercado cheio de concorrência que conhecemos.
Com esse método prático, a visibilidade e tráfego do seu site de vendas online irá aumentar significativamente com o tempo, trazendo mais resultados ótimos e gerando mais qualidade nas vendas com os seus clientes.
Será um fato que a produção de seu conteúdo irá te proporcionar informações mais interessantes para o seu público alvo. Desse modo, sua marca pode passar a envolver mais o seu cliente com o imediatismo, conquistando mais fidelidade e fortalecendo o relacionamento.
- Faça propostas coerentes e jamais ofereça mais do que você pode cumprir
- Não só use, como abuse o máximo possível do engajamento ao interagir com seu público
- Fique sempre atento com os assuntos quentes do momento e o que tem circulado pela mídia
- Tenha uma comunicação objetiva e alinhada em todas as formas de contato
3 – Entenda e solucione os problemas do seu cliente
Uma coisa muito importante que deve se levar em consideração, é entender o perfil do seu consumidor, pois será a primeira etapa para que você possa saber onde se posicionar dentro da internet. E não se trata apenas de descobrir qual é a idade, classe econômica ou região por onde seu público mora. E sim se baseia em saber do estilo de vida que leva, os seus costumes, hábitos e preferências que o consumidor tem em seu próprio cotidiano, incluindo até mesmo os momentos livres que não está em objetivo de compras.
As perguntas a se fazer são:
- Quais são seus hobbies?
- Qual será o seu objetivo na vida?
- O que ele gosta de fazer em seu tempo livre?
- Que tipo de mídia de entretenimento ele consome?
Esses são os questionamentos e gatilhos interessantes que podem te ajudar a se aprofundar mais no perfil do seu cliente, aprendendo mais sobre as necessidades que ele precisa. É com essas informações que você irá planejar recursos para oferecer um produto de excelência qualidade e fidelidade para o que o seu cliente necessita.
4 – Escolha o tipo de mercado que se relaciona com o estilo do seu cliente
É necessário que você precise saber o perfil do seu cliente e por onde ele anda frequentando para que você possa saber qual área de atuação escolher em seu site de vendas online. Caso seu cliente seja daqueles tipo que não consomem produtos muito populares, tentar vender produtos de varejo não será nada interessante para ganhar a fidelidade dele. Por isso, conhecer o perfil dele e as compras tem grande importância.
São durante os momentos de “problemas” do seu cliente que tudo começa, pois dessa forma você é quem terá a solução que ele procura. Se, por exemplo, o seu cliente solicita um item para ir à academia, isso não faz dele uma pessoa que é bodybuilder ou fitness. Ele também pode ser uma pessoa que apenas começou a praticar exercícios. E aí é nessa hora que você planeja a forma como você vai se comunicar com o público que irá trabalhar.
São inúmeras oportunidades que podem se abrir durante a trajetória. Às vezes, ir pelo caminho mais fácil e convencional não é necessariamente a melhor escolha a ser feita. Numa hipótese onde todos estão focando nos mesmos clientes de sempre, falando as mesmas coisas, você pode tentar investir em um nicho pequeno mas tentar garantir uma ótima fonte de retorno financeiro em seu site de vendas online.
5 – Se prepare para as consequências pós vendas
É normal que entre milhares de produtos e itens que você venda, uma a cada dez vendas possa ter problemas recorrentes, seja um leve defeito ou dúvidas que o consumidor possa ter com o produto. Pois chega ser frustrante você adquirir um produto com defeito cujo a empresa não se pronuncia para te ajudar, mesmo depois de você ter entrado em contato solicitando ajuda, todo mundo um dia já passou por isso. Por isso é importante que você não deixe de lado esses problemas e mostre para o cliente que você estará presente para ajudar ele quando precisar e for possível.
- Desenvolva uma forma de feedbacks para atendimento em seu site de vendas online
- Seja objetivo e informe sobre todas as etapas de venda e transporte do produto
- Use os feedbacks para melhorar o seu produto
- Se possível invista em um marketing aprimorado para manter relacionamento com o cliente
A pós venda é necessária que fique ativa, pois assim fará com que seu público se sinta honrado pela sua marca e não jogados no lixo após a sua aquisição do produto. Isso também faz parte da estratégia para que seus clientes não pensem duas vezes em voltar a fazer negócio com sua marca. E é dessa forma que você continua fortalecendo um enorme relacionamento com o cliente, tornando-o mais duradouro e se diferenciando das demais concorrentes que muitas vezes cometem o erro de não valorizar o cliente durante o SAC.
A maior vantagem de se ter um cliente feliz e fiel com sua marca, é que ele pode se tornar um “promotor da marca” de forma passiva e nem perceber. Pois ele estará recomendando sua marca para amigos e familiares ao seu redor, e os conhecidos deles que gostarem também irão fazer o mesmo, gerando assim mais sucesso em vendas e aumento de clientes fiéis.
Não perca a chance e faça agora as vendas online!
Depois de ler todo esse conteúdo, é de se imaginar que você pode ficar de fora dessa né? pois com todas essas dicas você pode ir muito além para alcançar ótimos resultados com vendas online. E se você quiser saber mais a respeito de marketing, acesse também nossos artigos.