A distribuição de conteúdo é um processo muito fundamental para uma estratégia de marketing. Não vai adiantar de nada se você criar algo incrível sendo que o material não irá chegar a quem interessa, cujo é a sua audiência. No entanto, os seus conteúdos vai chegar para pessoas que não tem o menor interesse na sua oferta.

Sendo assim, é preciso aprender a utilizar os métodos de distribuição de conteúdo da maneira correta, porque esse é um dos processos mais fundamentais após a criação de materiais qualificados e relevantes. Afinal, materiais que são valiosos e que se direcionam até a sua persona, são uma das formas mais eficaz para criar autoridade e demonstrar o valor do seu produto.

Sendo assim, é por isso que vamos te apresentar algumas das dicas para que você consiga efetuar uma ótima distribuição de conteúdo, leia:

distribuição de conteúdo

Blog: o mais conhecido para distribuição de conteúdo

O blog é o lar onde irá ficar hospedados seus conteúdos na web. E por mais que você crie materiais e os compartilhe em outros canais, sempre você tem que lembrar que nenhum deles é o seu. Imagina, se numa hipótese aquela rede social simplesmente deixa de existir ou funcionar, e ai que você não vai ter mais o público que voce ja tinha engajado (como o que aconteceu com o orkut) e como você fica? na mão?

Sabemos que é uma possibilidade bem relativa, mas a ideia é que você tenha em sã consciência de que o blog é algo propriamente seu e que esse sempre um dos melhores canais de distribuição de conteúdo, desde a época que a web viralizou. Além do fato de que, uma das maiores vantagens que pode se ter com esta ferramenta, é que você usa em todos os processos do funil de vendas.

Aliás, o blog é super atrativo no estágio por apresentar informações que sejam relevantes para os usuários. Portanto, você começa a educar seus fortes consumidores e eles passam a dar moral e ter consciência da sua marca e das soluções que sua empresa geralmente apresenta.

Os conteúdos gratuitos do seu blog tem função atrair uma audiência de qualidade e de maneira natural, no entanto pelo tráfego orgânico. Sendo Assim, os visitantes chegam de maneira e vontade espontânea, e começa a se engajar com os conteúdos que você oferece.

Distribuição de conteúdo em redes sociais

A segunda alternativa para distribuição de conteúdo, é um tanto bem interessante e mostra resultados totalmente positivos que são nada mais e nada menos que as redes sociais. Muitos não sabem mas uma pesquisa da agência Sortlist conseguiu provar que o Brasil tem posição em segundo lugar no ranking de países que mais passam seu tempo na internet.

Veja alguns dados dessa pesquisa:

  • o brasileiro costuma ficar em média 10 horas por dia conectado à internet;
  • isso pode equivaler á 154 dias por ano;
  • desse tempo calculado, cerca de 3 horas e 42 minutos são gastos nas redes sociais;
  • o Facebook ainda está sendo a rede social mais acessada e o brasileiro gasta 19 horas e 30 minutos.

Viu como as redes sociais têm um enorme potencial para serem utilizadas para distribuição de conteúdos? Confira quais são as principais redes sociais!

Instagram

O Instagram é uma rede que utiliza do visual para engajar o usuário. Desde o seu primórdio, o objetivo dessa rede sempre foi publicar fotos, depois também possibilitou a publicação de vídeos e atualmente já possui diversos recursos interessantes para conseguir fazer a divulgação de conteúdos.

Essa rede possibilita que você pode insira links na bio e nos stories, além da possibilidade de criar conteúdos que são interativos e com stickers, usar as ferramentas de Reels para engajar mais público e até fazer lives para a sua audiência aumentar.

Facebook

O Facebook segue sendo a rede com mais acessos no Brasil. Isso porque essa mídia social é uma das mais completas e possibilita a divulgação de conteúdos em bastante formatos:

  • links;
  • anúncios
  • fotos
  • lives
  • stories
  • entre outros

O Facebook também possui grupos e outras opções para informar seu público e aumentar mais o engajamento. Com tantas alternativas de distribuição de conteúdo que são disponíveis, isso só prova que o canal é realmente excelente.

Youtube

O YouTube nasceu como uma plataforma de vídeos na web e atualmente apareceu como o aplicativo mais usado na pesquisa da Sortlist. Os conteúdos em vídeo ainda são a grande oferta para os próximos anos que está por vir, visto que o consumo desse formato só vem se multiplicando cada vez mais.

Mesmo que outras plataformas de vídeo tenham ganhado espaço (como por exemplo o TikTok), o YouTube ainda ocupa a posição de maior de todos e tem mais de 2 bilhões de usuários.

LinkedIn

O Linkedin também serve como um excelente canal de distribuição de conteúdo. O LinkedIn já não é utilizado apenas como uma plataforma para buscar vagas de emprego. Pois é, a rede social possibilita a publicação de artigos, fotos, vídeos e textos na timeline e tem até a opção de fazer live caso você queira.

Desse modo, se fizer sentido para o seu público alvo, o LinkedIn pode ser bastante útil na sua estratégia para distribuir conteúdos.

E-mail marketing

O e-mail vai permenecer sendo uma das principais alternativas para distribuir conteúdos de forma não-invasiva. Afinal, quem recebe suas novidades ou fluxos de texto são apenas aquelas pessoas cujo inseriram o endereço de e-mail por livre vontade própria.

No entanto, essas são pessoas de um público que costumam ser mais engajados e que a sua marca mantém um bom relacionamento com eles. Porém, fique atento para não lotar a caixa de entrada da sua base com seus conteúdos.

Seria ideal você fazer uma curadoria para enviar e-mail para ocasiões específicas. Por exemplo, a newsletter pode enviar uma vez na semana com conteúdos que foram criados naquela mesma semana. Um outro ponto que é positivo, é que você pode utilizar ferramentas de automação para fazer os disparos desse conteúdo.

Então, pode haver os últimos posts do blog, vídeos divulgados e outros assuntos e pautas que estejam de acordo com o interesse da sua persona. Assim, seus leads podem se manter engajados e atualizados com as novidades da sua marca.

Mídia paga

Outro método que é bem utilizado em uma estratégia de distribuição de conteúdo são os anúncios, links patrocinados, que geralmente são também conhecidos como mídias pagas. Esses links possui um tráfego mais qualificado para o seu blog ou site , e por isso, podem apresentar ótimos resultados.

Embora o tráfego orgânico também seja eficiente, é necessário que você invista em publicidade paga. Esse tipo de mídia pode fazer com que o seu negócio consiga atrair potenciais personas que podem acabar entrando no funil de vendas. Portanto, a sua distribuição de conteúdo está relacionada ao seu nicho e traz ótimos resultados.

Melhor canal para distribuição de conteúdo?

A resposta é uma só: aquele que o seu público alvo mais usa!

Por isso, procure entender bem mais sobre quais os formatos de conteúdo que o seu público geralmente consome, onde ele está sempre presente e as plataformas que trazem os resultados mais eficaz.

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