Fidelizar os clientes tem sido uma das maiores metas das empresas atualmente. E não é exagerado dizer, pois segundo ” Philip Kotler”, um dos maiores em perito de marketing no mundo, acredita que alcançar um novo cliente custa em média para as empresas de 4 a 7 vezes mais que manter um cliente atual.

Portanto, para fidelizar os clientes e manter o seu cliente antigo e aumentar o método de comunicação para atender novas necessidades no dia a dia pode ser o que está faltando para seu negócio evoluir. Com um marketing bem elaborado, a chance de um cliente satisfeito retornar sempre às compras de você são gigantesca. E o melhor de tudo  é que você economiza boa parte das suas aplicações e ainda fortalece o vínculo com aquelas pessoas interessadas no seu produto, conseguindo mais fidelizar os clientes.

Veja a seguir algumas dicas abaixo para fidelizar os clientes e conseguir novas vendas no mundo digital.

Fidelizar os clientes

 Tenha uma equipe treinada para fidelizar os clientes

Uma pesquisa elaborada pela Revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” exibiu que 61 % dos clientes afirmam que ser bem recebido e atendido é mais importante do que o valor ou a qualidade dos produtos, pois isso ajuda bastante para fidelizar os clientes.

Até mesmo desde o primeiro contato com o consumidor, você precisa mostrar que está interessado em ajudar no que ele deseja encontrar. Se ele chegou até você e fez contato visual, é porque viu um atrativo e acha que você possa conseguir ajudá-lo. Então, atente-se de tentar proporcionar a melhor experiência sempre, pois dessa forma você conseguirá fidelizar os clientes. Seja por chamada de voz, vídeo chamada, Facebook ou mensagem por e-mail, ofereça um atendimento exclusivo que esclareça as suas dúvidas. Nem pense em mensagens automatizadas que direcionam para qualquer lugar! 

● Esteja sempre disposto a ouvir a proposta do consumidor

● Entenda que ele precisa de uma solução e necessita que o ajude

● Deixe ele bem informado sobre os critérios da compra 

● Responda sempre o mais breve possível

● Pense em novas maneiras para manter o relacionamento

Para que um atendimento ao consumidor seja efetuado da melhor forma possível, será de maneira fundamental que você possua em mãos ferramentas de CRM para que você tenha fácil acesso ao histórico do relacionamento com o cliente. Assim, você poderá evitar possíveis falhas, informações que já foram ditas anteriormente ou repasses que podem comprometer a qualidade do serviço oferecido, principalmente na hora de fidelizar os clientes.

Seja claro e objetivo ao comunicar com o consumidor

 Saber lidar com o público é ter a noção de que todas as pessoas precisam compreender a sua mensagem. Por isso, seja bem objetivo, simples e mostre informações úteis e relevantes para o que os clientes desejam.Em boa parte do sucesso dos negócios está relacionado a como você tem se comunicado na hora de fidelizar os clientes. Quando o processo abre de maneira facilitada, a compra torna -se cada vez mais  possível e a chance das pessoas continuarem interessadas é muito maior que antes.

Todo mundo gosta bastante e também observa uma abordagem humana e personalizada. Se você conseguir conciliar isso com o branding e soluções práticas, melhor ainda. Com certeza absoluta, seu cliente irá se sentir mais satisfeito e provável a voltar a fazer negócios com você futuramente.

● Crie conteúdos que tenha vínculo com a marca

● Tire todas as dúvidas e responda às frustrações dos seus clientes

● Antecipe sempre a solução para que eles sejam atendidos o quanto antes

● Esclareça todas as principais dúvidas que podem surgir do seu cliente

● Dialogue de forma direta e fácil de entender

Saiba qual imagem que sua marca irá apresentar, qual a mensagem dela para o espectador e diga isso de uma forma mais objetiva possível, porém criativa. Sendo assim, aos poucos, você irá construir a imagem da empresa e conseguirá empatia com o consumidor, sem que as reclamações sejam algo banal e constante ou inerente aos seus negócios.

Invista no back to basics

É isso mesmo que você está lendo, não é exagero dizer que fazer o básico funciona – e muito! Em um contexto em que ideias bizarras fazem parte do nosso cotidiano quando o assunto é negócios, investir em soluções “fora da caixa” pode muitas vezes decair ao invés de evoluir. Sendo assim, faça o que é de se esperar de qualquer marca: observe bem o seu cliente, escute o que ele tem a falar e mostre como pode ajudar nas ocasiões.

O mundo atualmente está cercado das mesmas críticas: atendimento pelo robô, falta de transparência e esclarecimento na oferta de produtos, dificuldade para entrar em contato com a empresa, falta de respeito e consideração na hora pós-venda e qualidade inferior e horripilante de um produto/serviço, além de problemas com o próprio SAC empresarial.

Quem nunca ligou para uma empresa e ficou esperando minutos ou até mesmo horas no telefone para ser atendido? Não tem nada de legal quando isso acontece. Tenha suas mídias sociais, e-commerce e site principal ativos a todo momento que eles precisarem. 

 Tente armazenar dados e informações ao fidelizar os clientes

A melhor forma de conquistar um cliente, ainda se baseia em conhecê-lo bem. Não deixe de fazer uma pesquisa profunda pelo mercado e uma estratégia interna sobre seus clientes para conhecer quais são os seus hábitos de consumo, o que ele costuma comprar durante o cotidiano e qual o percentual numérico de compras que ele faz semanalmente ou mensalmente.

E com todas essas dicas que passamos aqui, agora você poderá aplicar na prática com seu próprio negócio, pratique tentando em fidelizar os clientes, Então não perca tempo e tente abrir agora! Aproveite também e veja os nossos demais artigos