O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo que abrange bastante possibilidades para serem exploradas. Sendo uma delas que é o marketing de conteúdo no LinkedIn, uma vez que a plataforma concede o direito para publicação de artigos, posts de textos no feed, fotos, vídeo e muito mais.

Aprender a usar o Linkedin de forma planejada possibilita que a equipe de marketing analise todos os tipos de benefícios que essa rede social pode proporcionar. A plataforma conta com milhões de usuários por todo o país, o que faz com que a mesma se torne um excelente meio atrativo — sobretudo, é claro, quando abordamos sobre negócios B2B.

Linkedin

Se você já ouviu falar sobre o marketing de atração, então já sabe que a produção de conteúdo é um passo fundamental para o sucesso de todo o planejamento. Desse modo, o LinkedIn não poderia ficar excluído como uma ótima opção para atrair mais prospects, desde que a rede já tenha ou faça conexão com o tipo de público alvo que você deseja alcançar.

Deseja saber como aproveitar o Linkedin a seu favor durante seu planejamento de marketing de conteúdo? Então, leia a seguir as nossas dicas de como elaborar isso da maneira correta!

Faça conteúdos de ótima qualidade

É sempre importante ressaltar que a primeira e principal regra no marketing de conteúdo é desenvolver materiais que sejam relevantes e entreguem valor qualificado para sua buyer persona — e no LinkedIn isso seria dessa maneira também, não havendo mudanças.

Para chamar a atenção dos leitores, lembre-se que as regras não mudam tanto dos conteúdos elaborados para as demais plataformas. Sendo assim, entender quais são as frustrações e principais necessidades do seu público é o começo da trajetória, pois são com essas dicas que você poderá desvendar de quais temas abordar, como tratar sobre esses assuntos e de que forma eles terão utilidade para a sua persona.

Portanto, é fundamental que você busque analisar e entender o máximo que puder a respeito do seu público alvo, as suas preferências, os seus interesses e outras características que são importantes. Essas informações são o que norteiam a produção de artigos e de outras publicações que a sua empresa pode fazer na rede.

Utilize técnicas convincentes

Os vendedores já sabem que há muito tempo a importância de fazer métodos de convicção para conseguirem o que tanto querem.

O nosso cérebro está em constante atividade o tempo todo para decidir as decisões mais complicadas — e se entre essas micro-decisões crie uma dúvida entre ler um artigo postado no LinkedIn ou passar direto pelo feed sem ser notado?

Pois é, nesse cenário complicado e movimentado que todos estão inclusos, apenas um milésimo de segundo já faz toda diferença entre clicar em um link ou ignora-lo pelo feed. Por isso, usar técnicas de persuasão é uma técnica eficaz e capaz de atrair e acordar a curiosidade do leitor.

Desde o título da publicação, elaborações de técnicas de marketing de conteúdo (como a escalabilidade) e até o efeito de gatilhos mentais que podem influenciar na decisão de escolhas da sua persona. Então, saiba como utilizar os mecanismos de persuasão com a sua sabedoria e perceba a diferença nítida nos seus próximos resultados!

Crie conteúdos relacionados

Sabe o seu grande amigo antigo, o link building? Então, o ideal é que você também use dele no LinkedIn!

 O Linkedin permite que você faça linkagens entre os posts dentro do próprio LinkedIn ou para páginas externas da rede, como seu website, blog, redes sociais etc.  Além dessa possibilidade, fique sabendo que você também consegue “artigos em série”, na qual são produzidos bastantes conteúdos ligados a um texto só principal.

O objetivo é fazer com que o leitor fique antenado e lendo os posts, assim como já acontece por dentro de um blog — em que você pode tentar motivar e guiar o visitante entre as páginas. O resultado disso é um alcance muito maior que antes.

Faça com que gere tráfego

Além de fazer o usuário ficar navegando e mudando entre seus conteúdos no próprio LinkedIn, por que você não tente levá-lo para o seu próprio blog ou website? Afinal, esse é um dos principais fundamentos do marketing de conteúdo, levar o usuário para que ele entre no nicho de vendas, correto?

Assim como vem acontecendo nas demais redes sociais, você pode tentar utilizar das suas publicações para direcionar os usuários para outras páginas, gerando mais acesso e visibilidade para o seu website. Para isso, basta apenas compartilhar posts do blog, criar link building e começar a aumentar o número de visibilidade — o que rende ótimos resultados quando falamos de SEO.

Crie uma networking no Linkedin

Como uma excelente rede social, o LinkedIn é uma ótima plataforma para se conectar e socializar com pessoas das mesmas áreas de interesse em comum. Além de que, a plataforma reforça essa interação entre os profissionais, exatamente por ser uma rede voltada para área profissional, criada justamente para elaborar conexões entre pessoas do mesmo ramo.

A ponte de relacionamento com outros usuários pode ampliar a sua rede de distribuição de conteúdo, mas isso deve ser realizado com bastante cuidado. Nem todas as pessoas terão interesse e paciência para ver o que você tem a dizer, é preciso ter conhecimento sobre seu nicho e saber identificar quem realmente quer ver os conteúdos disponibilizados pela sua marca.

A criação de networking é capaz de aumentar a possibilidade de apresentar clientes, prospectar leads e ainda diminuir os gastos em relação à captação. Portanto, não esqueça de sempre manter a sua postura profissional.

Utilize do algoritmo a seu favor

A web funciona baseada totalmente em algoritmos e códigos implícitos que entregam conteúdos de acordo com as preferências de cada perfil do usuário. A partir disso, medidas como o engajamento, visibilidade e outros fatores de atração, apontam quem está construindo materiais mais relevantes e merecem destaque central na rede.

Para que você garanta que o algoritmo vai trabalhar a seu favor, lembre-se que é fundamental manter a frequência de postagens dos artigos e ter dias e horários planejados para publicar. É sempre bom lembrar que é preciso reforçar a importância de construir conteúdo de alta qualidade, já que as interações nas primeiras horas depois que o post vai ao ar são decisivas para apresentar se o mesmo ainda continuará em alta ou não.

Outras dicas importantes: 

  • use fotos nos posts para elevar o engajamento;
  • Vídeos possuem até 20 vezes mais chances de serem compartilhados. Aposte neles!
  • posts que tem em seu título palavras do tipo “como fazer” ou com listas cujo têm mais visualizações;
  • já os títulos com perguntas têm menos visibilidade;
  • o título recomendado deve ter entre 40 e 49 caracteres;
  • artigos que possuem mais de 1.700 se destacam;
  • utilize de hashtags para que outros usuários encontrem seus artigos;

O marketing de conteúdo no LinkedIn consegue ser tão eficiente quanto em outras plataformas. Então, acreditamos que seja melhor começar a aproveitar os benefícios o quanto antes dessa rede social, não é? Não perca tempo e acesse nossos artigos