Marketing: Pode alavancar despesa ou lucro para o meu negócio?

Abrir o próprio negócio e aplicar marketing não está sendo nada fácil nos últimos tempos, ainda mais em épocas de inflação no Brasil, e são exigidos alguns  “pré-requisitos” para se abrir e manter o negócio até que comece a funcionar. Podemos explicar isso tudo dividido em etapas, começando pela mais rigorosa burocracia, além do fato de que irá envolver muitos gastos até que se inicie a abertura. Após realizar a abertura do seu negócio, iniciam-se outros cálculos para ver os gastos mensais, analisando a folha e todo o custo gerado, levanta o questionamento do empreendedor: O marketing pode alavancar despesa ou lucro para o meu negócio? 

Entretanto, precisamos tornar super relevante, considerar tudo aquilo que gera um retorno de capital para empresa. E o que muitos gestores não entendem muitas das vezes, é que ao analisar a função em si do marketing, o grande objetivo está por atrair mais clientes, gerando assim consequentemente mais engajamento. 

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Marketing

Estratégias de Marketing: Em qual delas devo investir? 

O mais bacana do marketing digital, é você poder sugerir e implementar o planejamento de acordo com gastos e necessidade de cada empresa. Inicialmente, pode ser que haja restrições financeiras, mas nada impede que o planejamento seja colocado em prática, e que os projetos podem sim serem iniciados. 

E para as estratégias de prospecção, serão utilizadas as informações mais relevantes possíveis. Por isso, não só é importante, como também fundamental que você saiba entender o negócio de forma contextualizada. Observe e conheça muito bem quem são seus clientes, onde eles estão e quais seus principais interesses.

Uma das mais conhecidas estratégias e que gera um grande retorno ao investir, é o Inbound Marketing. Simplesmente são criadas ações rápidas e práticas, com objetivo de atrair mais clientes, sendo o contrário do que é na forma tradicional de marketing, cujo a marca tem que ir atrás dos seus consumidores. Nesse caso então, são os consumidores que acabam buscando mais pela marca. 

Além do fato de ser uma estratégia comunicativa, o marketing é muito mais que isso, pois o objetivo é tentar ao máximo atrair mais clientes e fazer com que eles “comprem” a idéia de que o produto da marca irá solucionar o seu problema. 

Mas quais são suas despesas?

 O que pode ser considerado despesa nesse caso, também se encaixa com investimento, pois investir em sua marca não pode ser considerado como uma despesa. A ferramenta que será usada nesse processo todo é o próprio marketing digital, sendo capaz de gerar muitas vendas, e com a publicidade online ativa (como por exemplo o instagram), pode potencializar um retorno cheio de vendas , tais como branding e outros aspectos. 

Entretanto, o que envolve realmente dinheiro a ser usado nesse caso, boa parte do investimento acaba sendo direcionado para pesquisas, ações de marketing, campanhas, atendimento ao cliente e outros fatores. No entanto, cada empresa irá avaliar quais serão seus critérios para orçamento, tendências do mercado, seus objetivos e seus valores. 

E quais são os benefícios do investimento? 

Assim que é feito a estratégia de divulgação voltado para expandir a marca, não há dúvidas de que o seu negócio terá grandes frutos para se colher! 

O trabalho esforçado de marketing faz com que o público tenha outra visão a respeito da sua marca, trazendo outras percepções melhores, e engajando cada vez mais clientes, consequentemente abrangendo mais vantagens. Citamos umas das vantagens a seguir: 

Enaltece a imagem da marca 

Com a alta demanda no mercado e sua grande concorrência, é necessário que a sua marca tenha mais destaque pra isso, sendo assim, é planejado uma estratégia de marketing para que a sua marca seja mais relevante e diferenciada das demais. 

Aumenta o número e percentual de vendas 

Há um percentual que toda empresa precisa conseguir para fechar a meta de vendas no mês, e para isso, o marketing fará com que a empresa consiga vender esses números o mais rápido possível. Com as ferramentas que o marketing utiliza, o número de clientes começará a se duplicar, gerando assim, mais vendas. 

Análise dos resultados de vendas 

Não tenhamos dúvidas de que esse será o benefício mais usado nas estratégias de marketing digital. A análise de resultados nos trás toda a visão necessária para saber onde acertamos mais e onde erramos, o que precisa ser mudado e o que tem funcionado muito bem. 

Portanto, ficará mais nítido que esse investimento está sendo aplicado da forma correta, já que terá opção para alterar toda vez que julgar necessário, com intuito de manter um índice alto de efetividade. a análise das métricas pode reportar o que não agradou ao público, de onde os clientes vem, quais os comportamentos e quais seus principais interesses. 

Conclui-se que é importante essa análise para saber os relatórios do seu negócio, pois todos temos interesse em saber o quão bem nosso negócio tem ido e dado certo. Ou seja, um bom investimento, nos traz ótimos frutos e resultados. Então, Você ainda tem dúvidas de que o marketing gera lucro ou não? Não perca mais conteúdos como esse, acesse outros posts.

1 comentário

  1. O que é Web Marketing? - Portal dos afiliados em 3 de junho de 2022 às 20:25

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